PNAIC-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO
Professora alfabetizadora: Isaura Gorete De Carli
Coordenadora Pedagógica: Elizete Carvalho Maciel
Terra Nova do Norte – MT
2013
Sequência Didática: Conhecendo os Insetos.
Gênero: Conto
Título: “O
caso da lagarta que tomou chá de Sumiço”
PRINCÍPIOS DIDÁTICOS
1- Ensino Reflexivo;
2- Ensino centrado na
problematização;
3- Ensino centrado entre
pares;
4- Ensino centrado na
explicitação verbal;
5- Favorecer a argumentação;
6- Sistematização dos saberes;
7- Valorizar o conhecimento do
aluno;
8- Incentivar a participação
do aluno;
9- Diversificar as estratégias
didáticas;
10- Ensino centrado na
progressão.
OBJETIVOS: O que os alunos podem aprender com essas
atividades?
ü Conhecer e
apreciar um texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura, um
conto infantil.
ü Ler antes
de saber ler convencionalmente.
ü Acionar
estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
ü Ampliar a
competência comunicativa do aluno;
ü Demostrar
capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
ü Ampliar o conhecimento
sobre os insetos;
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, Matemática e História.
Eixo
– Oralidade:
a)
Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
b)
Emitir opiniões e fazer comentários pessoais.
c)
Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo,
argumentando e respeitando os turnos de fala.
d)
Valorizar os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações
culturais.
Eixo
– Leitura:
a)
Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem
lidos pelo professor.
b)
Realizar inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c)
Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e
temáticas.
d)
Ler e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);
Eixo
– Escrita:
a)
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
b)
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c)
Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d)
Dominar as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever
palavras e frases simples (SEA);
e)
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares
contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
f)
Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);
Eixo-
Produção de texto:
a) Produzir
textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.
Eixo-
Números e operações:
-Identificar
números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes
funções;
-Associar
a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
-Identificar
regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números;
-Resolver
situações problemas envolvendo adição e subtração simples.
Eixo-
grandezas e medidas:
-Identificar
unidades de tempo-dia, semana, mês, ano e utilizar calendário.
Eixo-
tratamento da informação:
-Ler,
interpretar e transpor informações situações e configurações (do tipo:
gráficos, tabelas), para compreender os fenômenos sociais.
-resolver
e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.
Direitos
gerais de aprendizagem de História, Geografia e Ciências Naturais:
-Entender
conceitos básicos de Ciências;
-
Classificar os animais de acordo com a sua espécie;
-
Interpretar textos científicos: as etapas da metamorfose da borboleta;
-
Distinguir as práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas
dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade: a
extinção das borboletas na natureza;
CONTEÚDOS
·
Práticas de leitura e escrita;
·
Apropriação do sistema de escrita alfabética;
·
Características dos insetos e comparação com outros
animais;
·
Metamorfose da borboleta;
·
Sequência numérica;
·
Gráfico e tabela;
·
Situações problemas.
Recursos utilizados: quadro, cadernos, pincel
para quadro branco, data show, DVD, CD, Rádio, lápis grafite e de cor, tesoura,
tinta guache, folha sulfite, impressora, pincel, cola, revistas, livros para
recorte, massa de modelar, papéis laminados, desenho impresso, computador: Tux
Paint, internet, máquina fotográfica.
Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa,
Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.
Tempo de duração: 15 dias
1º dia-segunda-feira
Rotina do dia:
-Acolhida: “música a
borboletinha”
-Cabeçalho: nome da escola,
dia, mês e ano, nome da professora, nome do aluno completo.
-Correção do para casa:
pintar o quadro de acompanhamento das tarefas.
-Chamada interativa com
canto.
-Roda de conversa:
-Sensibilização dos
estudantes: explorar a capa do livro, autor, imagens etc.
-Explorar o conhecimento
prévio dos alunos em relação à história.
-Leitura da história: O caso da lagarta que tomou chá de sumiço realizada pela professora com o uso do data
show.
-Explicar o gênero conto.
Obs. Dar pausa após a fala
de cada personagem da história e fazer questionamentos.
1) O que pode
ter acontecido com a lagarta?
2) Será que
coruja irá encontra-la?
3) O que quer
dizer chá de sumiço?
4) Onde ela
deve estar?
5) Há quantos
animais na história?
6) Que tipo
de animais vive na floresta?
7) Qual é a
diferença entre eles?
- APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA PENSE:
-Que outra estratégia a
coruja poderia ter utilizado para resolver este mistério?
-Após a leitura os alunos
irão recontar a história.
- Elaborar uma lista com
alguns animais da história escolhido pelas crianças com suas respectivas
características: (professora-escriba)
- Joaninha: inseto-
pequeno- com bolinhas.
-Coruja: ave, bota ovos,
corpo com penas.
-Tatu: corpo com carapaça,
mamífero.
-Ilustrar a história.
Para casa
Observar ao redor de sua
casa se encontra alguma lagarta.
2º dia- terça-feira
Rotina do dia
-Acolhida: Põe a mão no
ombro, na cabeça, na orelha, no dedão do pé...
-Oração de agradecimento.
-Cabeçalho: nome do
Município, dia, mês e ano, nome do aluno e da professora.
-Roda de conversa para
correção do para casa.
-Estudar o processo de
metamorfose das lagartas através de textos científicos.
-Escreva o nome dos animais
que aparecem na história: (atividade impressa)
Complete o que se pede.
Complete o que se pede:
(atividade impressa)
Animal
|
Número de sílabas
|
Número de letras
|
Joaninha
|
|
|
Coruja
|
|
|
Galinha
|
|
|
Aranha
|
|
|
Centopeia
|
|
|
Lagarta
|
|
|
Preguiça
|
|
|
Mosca
|
|
|
Abelha
|
|
|
Camaleão
|
|
|
borboleta
|
|
|
Tatu
|
|
|
-Faça um desenho de como a personagem
principal era no início da história e como ficou no final:
Antes
|
Depois
|
|
|
Colocar os animais em ordem
alfabética:
tatu
|
1-abelha
|
coruja
|
2-aranha
|
aranha
|
3-borboleta
|
preguiça
|
4-camaleão
|
camaleão
|
5-centopeia
|
joaninha
|
6-coruja
|
abelha
|
7-galinha
|
galinha
|
8-joaninha
|
tucano
|
9-mosca
|
mosca
|
10-preguiça
|
centopeia
|
11-tatu
|
borboleta
|
12-tucano
|
Para casa:
Pergunte as seus pais se a
quantidade de borboletas que existem hoje é a mesma de antigamente?
3º dia-quarta-feira
Rotina do dia
-Acolhida: canto-A pulga e
o percevejo.
-Cabeçalho com nome
completo.
-Correção do para casa:
pintar o quadro de acompanhamento.
-Vídeo: a metamorfose da
borboleta (cocoricó).
-Escrever o nome dos
animais com letra móvel:
-BORBOLETA: B- O- R -B –O-
L- E- T- A
-Sequência lógica:
-Revisão das silabas
estudadas.
Para casa: Recortar e colar palavras com as sílabas estudadas.
4ª dia-quinta-feira
Rotina do dia
-Oração
do cartaz.
-Acolhida: (cartaz
ilustrado com Poesia: As borboletas.)
-Leitura oral do cartaz.
-Correção do para casa.
-Cabeçalho com nome
completo.
-Fazer a cópia do cartaz
com letra de forma.
-Resolução de problemas:
-Se uma aranha tem 8
pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
R: Tem 16 pernas.
-Adivinhas:
a) Vivo bem
ao mundo, pois devagar vou longe, meu nome inicia com a letra P e termina com a
letra A? R: Preguiça
b) Quem tem
pernas para dar e vender começa com a letra C e termina com a letra A? R: Centopeia
Para casa: relacione a imagem dos animais a seus respectivos nomes. Atividade
impressa para colar no caderno.
5º dia-sexta-feira
Rotina do dia
-Acolhida: ( vídeo dona
aranha)
-Cabeçalho com nome
completo.
-Correção do para casa.
Vídeo: Vida de Insetos em
data show.
-Discussão oral sobre o
filme e seus personagens.
6º dia- segunda-feira
Rotina do dia
-Oração do cartaz.
-Canto: Borboletinha
-Cabeçalho com nome
completo.
-Confecção da lagarta com recorte
e colagem com papel laminado.
-Caça-palavras da borboleta.
-Anexos:
Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos
através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas,
interesse e também mudanças de atitudes quanto à incorporação de valores, grau
de motivação e entusiasmo.
amei o projeto
ResponderExcluir