Sequência didática: O caso da lagarta que tomou chá de sumiço


PNAIC-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA





ESCOLA MUNICIPAL CHAPEUZINHO VERMELHO




Professora alfabetizadora: Isaura Gorete De Carli
Coordenadora Pedagógica: Elizete Carvalho Maciel





Terra Nova do Norte – MT
2013


Sequência Didática: Conhecendo os Insetos.
Gênero: Conto
Título: “O caso da lagarta que tomou chá de Sumiço”





PRINCÍPIOS DIDÁTICOS

1-      Ensino Reflexivo;
2-      Ensino centrado na problematização;
3-      Ensino centrado entre pares;
4-      Ensino centrado na explicitação verbal;
5-      Favorecer a argumentação;
6-      Sistematização dos saberes;
7-      Valorizar o conhecimento do aluno;
8-      Incentivar a participação do aluno;
9-      Diversificar as estratégias didáticas;
10-    Ensino centrado na progressão.
 OBJETIVOS: O que os alunos podem aprender com essas atividades?

ü Conhecer e apreciar um texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura, um conto infantil.
ü Ler antes de saber ler convencionalmente.
ü Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.
ü Ampliar a competência comunicativa do aluno;
ü Demostrar capacidades de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem;
ü Ampliar o conhecimento sobre os insetos;

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Artes, Ciências Naturais, Matemática e História.

Eixo – Oralidade:

a) Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas;
b) Emitir opiniões e fazer comentários pessoais.
c) Participar de interações orais em sala de aula, questionamento, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
d) Valorizar os textos de tradição oral reconhecendo-os como manifestações culturais.

Eixo – Leitura:

a) Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor.
b) Realizar inferências em textos de diferentes gêneros lidos pela professora.
c) Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas.
d) Ler e reconhecer os gêneros textuais no contexto social (conto, bilhete);

Eixo – Escrita:

a) Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
b) Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
c) Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
d) Dominar as correspondências entre letras e seu valor sonoro de modo a escrever palavras e frases simples (SEA);
e) Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondência regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro;
f) Compreender o valor sonoro das letras (grafemas/fonemas);

Eixo- Produção de texto:

a)     Produzir textos escritos de gênero, temática e vocabulário familiares.

Eixo- Números e operações:

-Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções;
-Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
-Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números;
-Resolver situações problemas envolvendo adição e subtração simples.

Eixo- grandezas e medidas:

-Identificar unidades de tempo-dia, semana, mês, ano e utilizar calendário.

Eixo- tratamento da informação:

-Ler, interpretar e transpor informações situações e configurações (do tipo: gráficos, tabelas), para compreender os fenômenos sociais.
-resolver e elaborar problemas a partir das informações de um gráfico.

Direitos gerais de aprendizagem de História, Geografia e Ciências Naturais:

-Entender conceitos básicos de Ciências;
- Classificar os animais de acordo com a sua espécie;
- Interpretar textos científicos: as etapas da metamorfose da borboleta;
- Distinguir as práticas sociais, políticas e econômicas e culturais especificas dos seus grupos de convívio locais, regionais e nacionais na atualidade: a extinção das borboletas na natureza;

CONTEÚDOS

·        Práticas de leitura e escrita;
·        Apropriação do sistema de escrita alfabética;
·        Características dos insetos e comparação com outros animais;
·        Metamorfose da borboleta;
·        Sequência numérica;
·        Gráfico e tabela;
·        Situações problemas.

Recursos utilizados: quadro, cadernos, pincel para quadro branco, data show, DVD, CD, Rádio, lápis grafite e de cor, tesoura, tinta guache, folha sulfite, impressora, pincel, cola, revistas, livros para recorte, massa de modelar, papéis laminados, desenho impresso, computador: Tux Paint, internet, máquina fotográfica.

Disciplinas trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Geografia e História.

Tempo de duração: 15 dias
1º dia-segunda-feira

Rotina do dia:
-Acolhida: “música a borboletinha”
-Cabeçalho: nome da escola, dia, mês e ano, nome da professora, nome do aluno completo.
-Correção do para casa: pintar o quadro de acompanhamento das tarefas.
-Chamada interativa com canto.
-Roda de conversa:
-Sensibilização dos estudantes: explorar a capa do livro, autor, imagens etc.
-Explorar o conhecimento prévio dos alunos em relação à história.
-Leitura da história: O caso da lagarta que tomou chá de sumiço  realizada pela professora com o uso do data show.
-Explicar o gênero conto.
Obs. Dar pausa após a fala de cada personagem da história e fazer questionamentos.
1)    O que pode ter acontecido com a lagarta?
2)    Será que coruja irá encontra-la?
3)    O que quer dizer chá de sumiço?
4)    Onde ela deve estar?
5)    Há quantos animais na história?
6)    Que tipo de animais vive na floresta?
7)    Qual é a diferença entre eles?

- APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA PENSE:
-Que outra estratégia a coruja poderia ter utilizado para resolver este mistério?
-Após a leitura os alunos irão recontar a história.
- Elaborar uma lista com alguns animais da história escolhido pelas crianças com suas respectivas características: (professora-escriba)
- Joaninha: inseto- pequeno- com bolinhas.
-Coruja: ave, bota ovos, corpo com penas.
-Tatu: corpo com carapaça, mamífero.
-Ilustrar a história.
Para casa
Observar ao redor de sua casa se encontra alguma lagarta.
2º dia- terça-feira
Rotina do dia
-Acolhida: Põe a mão no ombro, na cabeça, na orelha, no dedão do pé...
-Oração de agradecimento.
-Cabeçalho: nome do Município, dia, mês e ano, nome do aluno e da professora.
-Roda de conversa para correção do para casa.
-Estudar o processo de metamorfose das lagartas através de textos científicos.
-Escreva o nome dos animais que aparecem na história: (atividade impressa)
Complete o que se pede.


Complete o que se pede: (atividade impressa)
     Animal
Número de sílabas
Número de letras
Joaninha


 Coruja


Galinha


Aranha


Centopeia


Lagarta


Preguiça


Mosca


Abelha


Camaleão


borboleta


Tatu



-Faça um desenho de como a personagem principal era no início da história e como ficou no final:

Antes
Depois



Colocar os animais em ordem alfabética:

tatu
1-abelha
coruja
2-aranha
aranha
3-borboleta
preguiça
4-camaleão
camaleão
5-centopeia
joaninha
6-coruja
abelha
7-galinha
galinha
8-joaninha
tucano
9-mosca
mosca
10-preguiça
centopeia
11-tatu
borboleta
12-tucano

Para casa:
Pergunte as seus pais se a quantidade de borboletas que existem hoje é a mesma de antigamente?
3º dia-quarta-feira
Rotina do dia
-Acolhida: canto-A pulga e o percevejo.
-Cabeçalho com nome completo.
-Correção do para casa: pintar o quadro de acompanhamento.
-Vídeo: a metamorfose da borboleta (cocoricó).
-Escrever o nome dos animais com letra móvel:
-BORBOLETA: B- O- R -B –O- L- E- T- A
-Sequência lógica:
-Revisão das silabas estudadas.
Para casa: Recortar e colar palavras com as sílabas estudadas.

4ª dia-quinta-feira
Rotina do dia
-Oração do cartaz.
-Acolhida: (cartaz ilustrado com Poesia: As borboletas.)
-Leitura oral do cartaz.
-Correção do para casa.
-Cabeçalho com nome completo.
-Fazer a cópia do cartaz com letra de forma.
-Resolução de problemas:
-Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas tem 2 aranhas?
R: Tem 16 pernas.
-Adivinhas:
a)     Vivo bem ao mundo, pois devagar vou longe, meu nome inicia com a letra P e termina com a letra A? R: Preguiça
b)    Quem tem pernas para dar e vender começa com a letra C e termina com a letra A? R: Centopeia

Para casa: relacione a imagem dos animais a seus respectivos nomes. Atividade impressa para colar no caderno.

5º dia-sexta-feira
Rotina do dia
-Acolhida: ( vídeo dona aranha)
-Cabeçalho com nome completo.
-Correção do para casa.
Vídeo: Vida de Insetos em data show.
-Discussão oral sobre o filme e seus personagens.
6º dia- segunda-feira
Rotina do dia
-Oração do cartaz.
-Canto: Borboletinha
-Cabeçalho com nome completo.
-Confecção da lagarta com recorte e colagem com papel laminado.
-Caça-palavras da borboleta.
-Anexos:







Avaliação:


Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitudes quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.

Um comentário: